10th Art Basel Miami Beach – The ‘Brazilian’ Art Basel

 

O Brasil tem sido uma força motriz no mundo da arte desde muito tempo, e agora com sua economia em expansão está definitivamente colocando seus artistas e colecionadores no mapa global. Ambos estarão deixando sua marca durante a décima edição do Art Basel Miami Beach e seus eventos satélite nesta semana. O país, o quinto maior do mundo e sexta maior economia global, faz parte da crescente presença latino-americana nos grandes centros de arte. Enquanto isso o upscale design brasileiro e empresas de mobiliário como Ornare, sob a direção do querido Claudio Faria aqui em Miami, apresentará uma semana de eventos e palestras culminando com uma conferência na sexta-feira sobre a influência do Brazil no design internacional, com arquitetos e decoradores brasileiros conceituados como a arquiteta Zize Zink, além é claro de Esther e Murillo Schattan, proprietários da marca.

Não é a toa que a edição deste ano, comemorando uma década, esta sendo chamada de ‘Brazilian Basel’, das 26 galerias latino-americanas selecionadas, 16 são brasileiras. Regina de Almeida, uma das fundadoras e diretora do Instituto de Cultura Contemporânea de São Paulo e colecionadora de longa data de obras brasileiras, diz que ela viu uma rápida internacionalização da arte do país, graças em parte à economia em expansão do Brasil.

Boa parte de todo este otimismo deve-se ao fato do preço recorde na venda de peças de artistas brasileiros na 42th Art Basel Switzerland, que aconteceu em junho deste ano em Basel. “Abrigo Poético 3″, produzido em 1964 pela artista plástica Lygia Clark (1920-1988) foi vendida por 1,8 milhões de euros, cerca de R$ 4,1 milhões de reais, batendo o recorde de valor de uma obra brasileira já comercializada na história.

‘Abrigo Poético’ –
by Lygia Clark

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Abrigo Poético 3″ superou o preço de uma pintura de Antônio Bandeira, leiloada em 2010 em São Paulo por 3,5 milhões de reais. Vik Muniz teve uma foto vendida por 130 mil dólares e uma instalação de Ernesto Neto saiu por 80 mil dólares. Ernesto Neto será também uma das grandes estrelas deste ano no 10th Art Basel Miami Beach, seu trabalho conquistou um lugar significativo nos Estados Unidos, especialmente com uma instalação sua selecionada para fazer parte do acervo permanente do novo prédio do MAM na Biscayne Boulevard, designed pelos arquitetos suíços da Herzog & de Meuron, fundada e com sede principal também em Basel, Suíça. O prédio tem sua inauguração prevista para 2013 e assim como o 1111 Lincoln Road ( prédio em frente ao calçadão designed por Raymond Jungles na Lincoln Road) projetado também pela Herzog & de Meuron será um marco arquitetônico do ‘green design’.

A Art Basel Miami deixou por muito tempo os europeus ‘scratching their heads’, e se perguntando qual seria a sua fórmula do sucesso, já que a imagem internacional de Miami nunca foi ‘trè chic’, digamos assim, sempre sofreu com um certo pré-conceito no meio das artes, o próprio Romero Britto teve algumas de sua peças de ‘artscape’ vandalizadas pelos ‘eruditos’ em protesto ao seu estilo. Carol Damian diretora do Frost Art Museum da Florida International University atribui o sucesso ao fato de Miami ter se tornado um dos maiores centros cosmopolitas e multiculturais dos Estados Unidos, “Uma feira internacional de arte se localizar aqui faz todo o sentido”, afirma Carol Damian.

A feira esta cheia de novidades, este ano pela primeira vez haverá uma parte do evento dedicada exclusivamente para Video-art: ‘Art Video Nights'. Um telão gigante na ‘outdoor projection wall’ do New World Center, designed por Frank Gehry em South Beach estará apresentando os filmes selecionados.. Ontem, dia 29, um dos principais satellite events do Art Basel Miami Beach, o Art Miami teve sua abertura para convidados, com direito a red carpet, bem no clima ‘art- fashionista’.

 Anna Mallmann and Luciano DiClaro at Art Miami opening Dinner

 

Pics from the opening reception:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A expectativa é de 12 milhões de visitantes. Para quem já está por aqui é IMPERDĺVEL!
Estarei escrevendo mais sobre o Art Basel Miami Beach no próximo blog… Até lá!

Minha página no Facebook: Anna Mallmann

Para saber mais sobre meu trabalho: www.annamallmann.com

Para maiores informações sobre exposições e horários do Art Basel Miami Beach: www.artbaselmiamibeach.com

Deixe seu comentario

You must be logged in to post a comment. Log in »

© 2011 BRTVonline.com
Developed by Lytron Web Design Fort Lauderdale