Art Basel Miami Beach 2012

 

Mais uma vez a cidade de Miami se torna o umbigo da arte mundial; acontece de 6 a 9 de dezembro de 2012 no Miami Beach Convention Center a décima primeira edição do Art Basel Miami Beach, a maior Feira de Arte nos Estados Unidos, uma verdadeira avalanche de exposições e eventos satélites transformam a cidade em um palco da criação.

Entrando em sua segunda década a Art Basel Miami Beach, cujo maior sponsor, assim como sua irmã mais velha a Art Basel Suiça, é o Banco Suíço UBS, mais uma vez surpreende pelos números: mais de 680 galerias inscritas, excedendo o número de aplicantes para 2011. Destas somente 257 foram selecionadas, sendo que 77 – cerca de 30 por cento – vêm de Nova York. A Artlyst divide a lista de expositores por país de origem: "99 dos Estados Unidos; 34 da Alemanha; 18 da França; 19 da Grã-Bretanha; 14 do Brasil; 11 da Itália; 10 da Suíça; 9 cada um da Espanha; 4 cada um da Áustria, Bélgica e México; 3 cada da Argentina e da China; 2 cada um do Canadá, Colômbia, Dinamarca, Japão, Portugal, Turquia e África do Sul; 1 cada de Grécia, Irlanda, Israel, Índia, Islândia, Coreia, Noruega, Peru, Rússia, Suécia e Uruguai.."

O Brasil como já era de se esperar levando-se em conta o starlight da arte brasileira tanto na dOCUMENTA 13 de Kassel, na Alemanha, como na Art Basel em Basel, na Suíça, recebeu lugar de destaque na exibição, tendo 14 das mais importantes galerias do país selecionadas para o evento:

Casa Triangulo de São Paulo; Luciana Brito Galeria, São Paulo; A Gentil Carioca do Rio de Janeiro; Silvia Cintra + Box 4 do Rio de Janeiro; DAN Galeria de São Paulo; Galeria Fortes Vilaça, São Paulo; Galeria Leme, São Paulo; Galeria Laura Marsiaj, Rio de Janeiro, Mendes Wood, São Paulo; Galeria Milan, São Paulo; Vermelho, São Paulo; Galeria Luisa Strina, São Paulo; Galeria Nara Roesler, São Paulo e Galeria Marilia Razuk, São Paulo.

Trabalhos de artistas brasileiros consagrados como Lygia Pape (Galeria Luisa Strina), Anna Maria Maiolino (Galeria Millan) e Cildo Meirelles (Galerie Lelong), e talentos novos como Tiago Rocha Pitta (A Gentil Carioca) dividem o palco do Art Galleries, o principal setor do Art Basel Miami Beach. A seleção deste ano traz uma exibição forte de material moderno, realçando ainda mais a dimensão histórica da Art Basel Miami Beach. Tamanho e’ o destaque da arte brasileira no evento, que a ABACT- Associação Brasileira de Arte Contemporânea e ApexBrasil apresentarao um painel de discussão intitulado "Mercado de Arte Latino-Americana: Desafios e Oportunidades no Brasil e no México."

Liderados por Charmaine Picard, crítico de arte do ‘The Art Newspaper’, Ana Letícia Fialho, pesquisadora do mercado de arte brasileira e Mireya Escalante, diretora da Isabel e Agustin Coppel, México. A discussão irá desenhar em um estudo inovador realizado por ABACT/ApexBrasil sobre o mercado de arte brasileira entre outubro de 2011 e março de 2012 e dar-se-á uma visão do estado atual de produção e vendas por galerias de latino-americanos, seu lugar no mercado global e sugerirá previsões para o futuro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lydia Pape – Book of Time (1961)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anna Maria Maiolino – Untitled

A Art Nova oferece galerias mais jovens, uma plataforma para apresentar obras de arte feitas nos últimos três anos por dois ou três artistas, Desde a sua criação, este setor se tornou conhecido como um espaço de descoberta para obras novas do estúdio. Com 40 galerias em exposição, o setor contará com trabalho de 100 artistas de todo o mundo entre eles o artista brasileiro veterano Nelson Lierner.

O Art Positions apresentando uma gama diversificada de projetos por um único artista, características de arte posições uma seleção apertada de 16 galerias, 12 dos quais não participaram na Art Basel em Miami Beach no ano passado. O brasileiro Paulo Vivacqua (Galeria Laura Marsiaj) participa com 15 trabalhos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Paulo Vivacqua – Instalação Nympheas

Alem destes 3 principais espaços, há também o Art Kabinett, Art Video e Art Public. Os conceitos curadorias no Art Kabinett são diversos, incluindo grupo temático exposições, mostras de arte-históricas e solo, além de mostra de artistas crescentes. Como parte da Art Video, mais de 60 filmes e vídeos serão apresentadas em dois locais diferentes: no Parque de paisagem sonora na parede do New World Centre ao ar livre de 7.000 metros quadrados, projetado pelo renomado arquiteto Frank Gehry e cinco pods de visualização dentro do centro de convenções de Miami Beach.

A Art Public em colaboração com o Bass Museum transformará o Collins Park em um espaço público de exposição ao ar livre com esculturas em grande escala e performances. Em sua segunda década em Miami Beach, o Art Basel também será foco nos Museus e coleções particulares do sul da Florida, como a arte Cisneros de Fontanals Foundation (CIFO), o De la Cruz Collection, Margulies Collection, entre outros.

O quesito inovação, marca registrada da Feira, se traduz em um projeto de arte flutuante: o "Gator on the Bay," de Lloyd Goradesky; uma barcaça de 230 pés de comprimento (mais de 70 metros) com a cabeça de um jacaré e um mosaico de foto-azulejos compondo seu corpo. Ele vai estar "nadando" em torno da Baía entre Miami e Miami Beach por quatro dias durante a Art Basel. Ele diz que seu objetivo é chamar a atenção para os esforços de restauração do pântano do Everglades com um único trabalho que será gratuito a visitação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lloyd Goradesky – Gator in the Bay

Além do Art Basel, que por si só já é uma ‘overdose’ de arte, inúmeros eventos satélites acontecem paralelamente; A nova Feira Untitled montada nas areias de South Beach; Art Miami (na sua 23rd edition), Red Dot Miami e Artexpo Miami, no Wynwood são boas pedidas. A brasileiríssima Bia Duarte (Licenças Poéticas) traz para seu booth na Artexpo Miami artistas brasileiros consagrados como Daniel Azulay e talentos como Carmem Gusmão e Eduardo Kobra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Daniel Azulay

Arte para todos, bem ao gosto da multifacetada Miami, imperdível para quem estiver por aqui.

artbasel.com

Deixe seu comentario

You must be logged in to post a comment. Log in »

© 2011 BRTVonline.com
Developed by Lytron Web Design Fort Lauderdale