Ayurveda – parte 1

 

O termo AYURVEDA, em Sânscrito, significa "ciência da vida": "Ayus" significa vida e "Veda" significa conhecimento ou ciência.

Ayurveda é um sistema de medicina milenar com origem na Índia, que visa prevenir doenças, curar enfermos e preservar a vida.

A medicina Ayurvedica estuda as influências dos elementos na natureza e no ser humano, e parte do princípio de que o homem é um microcosmo do Universo, o macrocosmo. Assim sendo, a mesma afirma que o Universo (e também o corpo fisico) é composto por cinco elementos (ou panchamaha-bhutas, em sânscrito): ar, fogo, terra, água e éter (ou espaço).
Os elementos acima atuam em nossa fisiologia e se unem dois a dois para formar nossos tipos biológicos (ou doshas, em sânscrito):

Espaço e ar formam o dosha Vata;
Fogo e água o dosha Pitta;
Água e terra formam o dosha Kapha.
O desequilíbrio dessas combinações de elementos é a causa das doenças físicas.

O processo curativo do Ayurveda foca na raiz das patologias, buscando neutralizar o processo de formação da mesma, e nao somente identificando o agente, como na medicina ocidental.
O tratamento de cura baseia-se em um estilo de vida específico e orientações nutricionais que ajudem a harmonizar os doshas, reduzir os excessos, e neutralizar o processo de formação das doenças.
Focando na raiz dos problemas, o sistema Ayurveda envolve:

1. Alimentação;
2. Fitoterapia (uso de plantas medicinais);
3. Massagem;
4. Rotina diária (Dinacharya);
5. Yoga;
6. Meditação

Para conhecer o seu tipo de corpo, faça o teste (links abaixo, um em inglês e o outro em Português), e na próxima matéria darei dicas específicas do processo curativo para cada dosha ;)

INGLÊS: www.holisticonline.com/w_ayurveda-dvikruti1.htm

PORTUGUÊS: www.ayurvedaonline.com.br/doshas.asp

Eliane Carotta

Deixe seu comentario

You must be logged in to post a comment. Log in »

© 2011 BRTVonline.com
Developed by Lytron Web Design Fort Lauderdale