CONNECT – A SOLUÇÃO PARA O BULLYING!

 

A ideia de se trabalhar com o preconceito e a prevenção da prática do bullying de uma forma proativa surgiu da percepção de que crianças, jovens e adultos estão sofrendo dentro das suas salas de aula e locais de trabalho. A falta de aproximação entre as pessoas tem oportunizado, de forma intensa, um espaço imenso para que atitudes de desrespeito e a falta de entendimento façam parte da rotina no dia a dia de milhares de pessoas.

O mau uso do poder é também um fator determinante para que o ambiente escolar ou de trabalho se tornem locais hostis, gerando medo, tristeza, apatia e angústia na maioria das pessoas.

O uso de drogas, abuso do álcool, bulimia, fumo, bullying, cyber bullying, gangues, violência são, na verdade, sintomas de um problema ainda maior: a solidão. Na nossa caminhada pelo século 21 e seus upgrades tecnológicos, desaprendemos a nos conectar com as pessoas e grande parte de nós simplesmente tenta sobreviver em um mundo competitivo através de imagens que muitas vezes somos forçados a criar para nós mesmos. Na tentativa de se sentirem aceitas em seus grupos, crianças também assumem diferentes papéis e assim vamos nos relacionando uns com os outros através dos nossos rótulos quando deveríamos ser capazes de nos relacionar através dos nossos corações.

O programa CONNECT ajuda os jovens a se conhecerem melhor e a criarem vínculos de afetividade através de atividades que permitem mudanças realistas e positivas de suas atitudes.

Crianças, jovens, pais, educadores em escolas e universidades que participam do programa têm a oportunidade única de poderem compartilhar de seus sonhos, desafios, fraquezas, histórias de vida e sentimentos com amigos e colegas de uma forma aberta, honesta e transparente que oportuniza a sensibilização do grupo e a extinção de comportamentos violentos. O programa também pode ser desenvolvido em empresas.

Através de vivências marcantes e interativas, o programa leva adolescentes e adultos a uma exploração, cuidadosamente desenvolvida, sobre as formas como as pessoas se separam umas das outras, mostrando ao mesmo tempo como interromper este processo e começar a criar vínculos de afetividade e respeito em suas salas de aula, locais de trabalho e comunidades.

Os objetivos maiores do programa CONNECT são: auxiliar no aumento da autoestima e valorização do ser humano; mudar a pressão negativa sofrida pelos jovens em seus grupos para que estes se tornem um local de apoio e segurança; eliminar o conformismo com a colocação de apelidos, bullying, cyber bullying e todas as formas de violência; transformar o ambiente hostil em um local aonde professores e alunos se sintam seguros e valorizados.

Let’s CONNECT???

Deixe seu comentario

You must be logged in to post a comment. Log in »

© 2011 BRTVonline.com