O que é Cyberbullying?

 

O Cyberbullying se define como qualquer tipo de intimidação que acontece através da Internet. Fóruns de debates com recados maldosos, colocação de apelidos e xingamentos em salas de bate papo, a colocação de perfis falsos em sites da web e mensagens de email cruéis são consideradas práticas do cyber bullying.

Cyber bullying

A prática do bullying acontece desde quando os primeiros alunos foram agrupados em suas famílias, escolas e locais de trabalho. Graças à internet crianças, adolescentes e adultos estão sendo agora vítimas em suas próprias casas. A intimidação online, mais freqüentemente chamada de cyberbullying, é um problema muito sério. Quando a prática do bullying entra em casa através da Internet, ela pode deixar suas vítimas se sentindo impotentes e aterrorizadas.

Exemplos de Cyberbullying

1- Um aluno é bombardeado por emails anônimos ameaçadores e assustadores em casa, mesmo quando não existe a ameaça direta na escola. A vítima não tem idéia de quem está mandando as mensagens e começa a sentir como se todos estivessem contra ela.

2- Fofocas e rumores são espalhados sobre um aluno específico através do jornal eletrônico da escola em forma de spam. Os rumores são falsos, mas as crianças na escola vêem os recados e acreditam neles. O aluno é ridicularizado pelos seus colegas.

3- Um perfil falso, muito negativo e maldoso é postado em um site de relacionamento tal como o “Facebook”, usando o nome, foto e informações de contato verdadeiras de uma pessoa. A pessoa começa a receber mensagens estranhas de outros que acham que o perfil é verdadeiro. Algumas mensagens são sujas ou maldosas e assustam. Este é outro exemplo da prática do cyberbullying.

Se você estiver participando de atitudes como estas, acredite: fazer isto não é uma simples diversão sem conseqüências. Você está, na verdade, sendo um agressor de cyber bullying. Se você é alvo deste tipo de tratamento, existem coisas que você pode fazer para parar com as intimidações.

Por que as pessoas praticam o Cyber bullying?

A prática do bullying existe desde sempre, mas a prática do cyberbullying é diferente porque ela permite que um agressor fique anônimo. É mais fácil intimidar no ambiente cibernético do que intimidar cara a cara. Com a prática do cyber bullying um agressor pode ameaçar as pessoas com um risco menor de ser pego.

Os agressores/bullies são instigadores por natureza e no mundo virtual eles podem conseguir a participação de outros jovens que no mundo real não aceitariam participar de suas ações. Jovens que não fazem nada para impedir a prática do bullying no mundo real, normalmente se tornam participantes ativos de intimidações virtuais.

A Internet faz com que a prática do bullying se torne mais conveniente, uma vez que a reação da vítima permanece escondida.

O que pode ser feito sobre a prática do Cyber bullying?

Existem muitas coisas que podem ser feitas para combater o cyber bullying. A atitude mais importante que o alvo de cyber bullying pode ter é não responder ao agressor. Não entre no jogo do agressor. Não responda aos emails, recados e não se envolva em conversas em salas de bate papo com os agressores. Não repita o que o agressor está fazendo. Peça ajuda aos seus pais e professores. Nunca tenha medo de pedir ajuda.

Além destas ações, guarde todas as evidências para que as autoridades na sua escola, provedores da Internet e até mesmo a polícia possam lidar com a situação de forma adequada. O Cyberbullying pode dar aos agressores o anonimato, mas esta prática sempre deixa as provas e evidências.

A melhor forma de combater o bullying é promover a aproximação entre jovens e adultos. O programa “Connect” trabalha com este objetivo para que todas as escolas possam ser um lugar seguro aonde todos se sintam valorizados e reconhecidos.

Deixe seu comentario

You must be logged in to post a comment. Log in »

© 2011 BRTVonline.com