‘Ensino do Português ganha força no mundo’

 

 
 

Economia brasileira impulsiona ensino do Português no mundo

O nosso idioma está em moda. Na esteira da boa fase da economia brasileira e a nova condição do país como um dos protagonistas no cenário mundial, o Português vem atraindo cada vez mais o interesse dos estrangeiros, que vislumbram oportunidades profissionais e de negócios ao aprender a quinta língua mais falada no mundo. Esse é o foco do vídeo documentário ‘Ensino do Português ganha força no mundo’, uma realização do Brasil Mais com o patrocínio do Consulado-Geral do Brasil em Miami, que teve sua estreia no dia 4 de maio de 2013, dentro do Focus Brasil, numa iniciativa da AOTP (American Organization of Teachers of Portuguese), a associação que congrega professores do Português pelo mundo. 

Neusa Martinez e Carlos-Wesley, by Adriana ViannaO filme destaca a importância do ano de 2012 como um marco dessa nova fase, especialmente no sul da Flórida, onde aconteceu o Encontro Mundial do Ensino de Português (EMEP), com participantes de oito países lusófonos. “Aproveitamos a presença de representantes de várias entidades envolvidas com esse belo trabalho e mostramos as iniciativas de sucesso”, explica Neusa Martinez, responsável pela edição e direção do vídeo – o roteiro e apresentação ficaram por conta do jornalista Carlos Wesley, com o apoio dos cinegrafistas Fernando Vasconcellos e Marcelo Carlos.

 

 

Neusa Martinez e Carlos Wesley, by Adriana Vianna

A cooperação entre o Brasil Mais e o Consulado-Geral do Brasil em Miami é um dos aspectos da política de promoção no exterior da Cultura Brasileira. Além do vídeo documentário sobre o ensino do Português, a parceria rendeu ainda dois outros trabalhos: ‘Capoeira, Patrimônio Cultural Brasileiro’ e ‘Com a Benção de São Jobim’, que traça um retrato dos músicos brasileiros no exterior.

Fotos das pessoas que participaram do documentário:

   
Adriana Sabino
CCBU
Ana Lucia Lico
ABRACE

Anete Arslanian
AOTP

Carolina Pinho
professora
Cláudio Romanichen
professor
Clémence Pastré
Harvard University

 
   
Cristiane Martins
FVFP
Cristina Brulay
P.I.P.A.
Edleise Mendes
SIPLE
Ken Anderson
economista
Leandro Alves
BB Americas
Maria Yoshida
AEBJ

 

Notícias

3 Responses to “‘Ensino do Português ganha força no mundo’”

  1. Muito bom o trabalho que vem sendo desenvolvido na nossa comunidade atraves desse grupo ativista ,mantendo assim nossa cultura na Diaspora.
    Gostaria de dividir com voces,  dizendo que meu neto faz parte do jiujitsu dos Valente  Brothers ,brasileiros do Rio de Janeiro,que tiveram com os Gracies a base do que sao hoje, e que reune um numero consideravel de criancas, de adolescentes e adultos brasileiros  que participam dessa atividade  e  usam o portugues com os instrutores.
     
     

     
  2. Eu gostei muito ,asistí o planeta Brasil e foi muito bom pra mim porque eu vivo no  Chile e vil com dios meninos  e nao seguí faltando con eles  ágora eles nao vao falar  bem  mais ,tenho 3 filhos e ágora vou e ensinar e ,tambem ensinar a outros muito obrigado,e tambem quería q me ajudase com livros e outros coisas

     
    • Margarida da Silva Rodrigues
  3. Tive a oportunidade de ver o belo projeto para formar grupos de trabalhos e formação cultural da língua portuguesa.
    Estou com 55 anos, economista e estudando todos os dias sozinho o idioma inglês. Sonho ainda um dia poder estudar aí.
    Deixo aqui e agora, meu apoio voluntário para abrir chances via skype  de conversação para quem desejar.
    Um maravilhoso trabalho em gestão de sucesso. CONGRATULATIONS ! 
    Marcelo Braga

     

Deixe seu comentario

You must be logged in to post a comment. Log in »

© 2011 BRTVonline.com