Focus Brasil USA 2014

 

 

Diversidade e conteúdo garantiram o sucesso do Focus Brasil USA 2014 

Foram quatro dias de intensas atividades. Painéis, debates, exibições, premiações e conferências. A nona edição anual do FOCUS BRASIL USA, realizada entre 30 de abril e 3 de maio no Broward Center for the Performing Arts e Cinema Paradiso, em Fort Lauderdale, superou as expectativas, ampliando sua plateia e alcançando um alto nível de qualidade e conteúdo ressaltado por todos. 

O evento, que é apresentado pela LAN Airlines e TAM Airlines, patrocinado pela TV Globo Internacional, Banco do Brasil, BB Americas e Canal PFC, teve apoio do Consulado Geral do Brasil em Miami e do Broward Center for the Performing Arts. Além das parcerias com a American Organization of Teachers of Portuguese, Associação Brasileira de Imprensa Internacional e Brazilian Business Group

Cinema na abertura 

Contando com 42 palestrantes convidados e mais de 400 congressistas inscritos, o Focus Brasil USA foi aberto com um coquetel seguido de exibição do filme "Flores Raras", de Bruno Barreto, com Glória Pires e a australiana Miranda Ottonos papéis centrais. O evento levou um grande público ao Cinema Paradiso. Na mesma noite foi oficialmente lançado oBrazil Classics Movie Club, uma iniciativa da Fundação Focus Brasil, que trará clássicos do cinema brasileiro para plateias múlti culturais da Flórida. 

Segundo dia

No segundo dia, após a abertura da qual tomaram parte o CEO da Fundação Focus Brasil, Carlos Borges, o CEO do Broward Center, Kelly Shanley e o Deputy-Consul do Brasil em Miami, Fernando Arruda, foi realizado o Painel de Negócios/BBG, coordenado pela presidente do BBG, Andrea Faria e tendo como convidado o empresário Aloysio Vasconcellos (Brazilian Cultural Foundation) e tendo como convidados especiais a empresária Marta DeVito e o brasilianista da Columbia University, Albert Fishlow.

Na sequência, aconteceu o Painel do Conselho de Cidadãos da Flórida, que pode apresentar pela primeira vez à comunidade brasileira do Sul da Flórida, sua formação e objetivos. Durante a apresentação das diversas áreas de atuação em que está subdividido o conselho, foi feita uma pesquisa entre os participantes, para colher opiniões e sugestões sobre seu funcionamento. O fechamento deste painel ocorreu com a exibição do documentário "Brasil Internacional, uma pátria longe de casa", de Paula Schitine.

À noite foi a vez do Painel do Canal PFC, dedicado ao futebol, coordenado pelo jornalista Carlos Wesley. Além de três mesas de palestrantes convidados, todos "feras" no assunto - Almir Júnior, Cristália dos Anjos, Fred Martins, Betão, Sérgio Lima, Sérgio Manuel, Marcos Oliveira e o convidado especial Marcos Peres - o painel marcou o lançamento daLiga de Futebol Brasileiro da Flórida e sorteou entre os presentes, duas viagens para acompanhar a rodada final do Brasileirão 2014.

Terceiro dia 

O terceiro dia do Focus Brasil teve, na parte da manhã, o painel da Associação Brasileira de Imprensa Internacional, comandado por Zigomar Vuelma e Laine Furtado, tendo como convidados especiais, os palestrantes Josias Bezerra e Fernando Mariano. Em seguida, o painel de Publicidade e Marketing, coordenado pela Superstation Media, trouxe palestras dos convidados o empresário João Barbosa (Giraffa's) e o publicitário Gustavo Aguiar (Matilda). 

À tarde, foi a vez da segunda edição do Painel Mulher Brasileira, com um elenco sensacional de mulheres brasileiras imigrantes, contando com a vibrante participação da atriz Susana Vieira, convidada especial. Este painel foi coordenado por Maria Fulfaro e teve participação especial, a jornalista Mila Burns, do Globo Notícia Americas. Participando da mesa, as convidadas Silvana Mandelli, Célia McCallum, Izabel Flores e Susan Berger, além do único homem convidado para a mesa, o economista Jefferson Hammes

A Press Conference da TV Globo, que veio em seguida ao Painel Mulher Brasileira, reuniu diante de 76 representantes da mídia, os premiados Vavá Botelho (Ballet Folclórico da Bahia), Sam Alves (vencedor do "The Voice Brasil"), Zeca Pagodinho e Suzana Vieira. Ancorado pelo radialista Gene de Souza, teve também a participação especial da apresentadora do Planeta Brasil, Natália Bruscky

Quarto dia 

No quarto e último dia do Focus Brasil, a manhã se dividiu entre a sexta reunião anual da Associação Brasileira de Imprensa Internacional, que entre outros tópicos, elegeu Laine Furtado como sua nova presidente para o biênio 2014/2016. Em seguida os membros da entidade participaram de sua tradicional "Feijoada da ABI", realizada no Café Vico. 

Enquanto isso, no Broward Center, ocorriam o Painel AOTO-PAEP, coordenado pela American Organziatrion of Teachers of Portuguese, ancorado pela Professora Anete Arslanian, e tendo como palestrantes convidados os professoresAlexandre Lopes, Vivian Flanzer e Ivian Destro. Ao final, o professor Alexandre Lopes, – brasileiro eleito o Melhor Professor da Flórida em 2013 e um dos 5 melhores dos Estados Unidos – recebeu uma premiação especial. 

À tarde, finalizando o Focus Brasil USA edição 2014, com casa superlotada (mais de 300 participantes), aconteceu o Workshop Estudantil com estudantes de Português dos condados de Miami-Dade, Broward, Palm Beach e Orange (Orlando). As atrações do workshop foram o grupo de Capoeira do Mestre Pica Pau e a "Zumba Samba" de Andrea Araújo. Coroando o evento, foram entregues os troféus e brindes aos vencedores dos concursos estudantis Focus Brasil e todos os estudantes presentes receberam as "Medalhas de Mérito Cultural Focus Brasil / AOTP".

Deixe seu comentario

You must be logged in to post a comment. Log in »

© 2011 BRTVonline.com