Instituto Camões

 

O Instituto Camões é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e património próprio que prossegue atribuições do Ministério dos Negócios Estrangeiros nas áreas da cultura e do ensino. Articula a sua ação com outras instâncias competentes do Estado, nomeadamente os Ministérios da Educação, da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O Instituto Camões tem por missão propor e executar a política de divulgação e de ensino da língua e cultura portuguesas no estrangeiro e promover o português como língua de comunicação internacional. Nesse âmbito, gere a rede do ensino português no estrangeiro, que abrange a educação pré-escolar e os ensinos básico, secundário e superior. No domínio da educação e formação ao longo da vida, coordena e desenvolve ensino a distância, apoia a investigação no domínio da língua e promove sistemas de avaliação, certificação e creditação.

Outra das atribuições nucleares do Instituto Camões diz respeito à difusão e promoção da cultura portuguesa no estrangeiro, concebendo, promovendo, propondo, apoiando e executando ações que favoreçam a divulgação de diferentes formas de expressão artística, apoiando a edição de autores portugueses em língua estrangeira e atribuindo bolsas a alunos e professores da rede internacional. Assegura ainda a representação do país na negociação de acordos culturais e respetivos programas de cooperação.
O Instituto Camões, na sua dimensão europeia, integra a EUNIC (European Union National Institutes for Culture/Rede de Institutos Culturais da União Europeia) e a EFNIL (European Federation of National Institutions for Language/Federação Europeia de Institutos Nacionais de Línguas), desenvolvendo parcerias para uma ação conjunta.

Atualmente, o Instituto Camões desenvolve atividade em 72 países, possui 19 Centros e Polos Culturais, está presente em 294 instituições de Ensino Superior e Organizações Internacionais apoia 30 Cátedras, 49 polos de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico e Secundário e coordena 60 Centros de Língua Portuguesa. Esta atividade envolve 1178 professores desde a educação Pré-escolar aos ensinos básico, secundário e ensino superior, num total de 155.000 alunos.

O Instituto Camões conta ainda com o Centro Virtual Camões que dá apoio ao ensino e aprendizagem da língua e serve a divulgação da cultura portuguesa no mundo.

 

Contatos
Endereço: Avenida da Liberdade, n.º 270 - 1250-149 – Lisboa, Portugal
Fone: (+351) 21 310 91 00
E-mails: icgeral@instituto-camoes.ptsecretariado@instituto-camoes.pt
Websites: www.instituto-camoes.pt / www.cvc.instituto-camoes.pt
Twitter: www.twitter.com/institutocamoes 
Facebook: www.facebook.com/instituto.camoes 

Deixe seu comentario

You must be logged in to post a comment. Log in »

© 2011 BRTVonline.com