Jorbley

 
Músicas do CD Simplicidade de Jorbley 

 

Jorbley B. De Souza (Jorbley) é compositor, cantor e violeiro. Natural de Ipameri, Goiás, cresceu na cidade de Anápolis onde cursou faculdade de Direito e serviu a Força Aérea Brasileira.
Exerceu a advocacia por quase quatro anos até sua vinda para os Estados Unidos em Outubro de 2001.

Auto didata, aprendeu a tocar violão aos 15 anos e aos 17 anos começou a aplicar o que havia então aprendido à Viola Caipira, que pegava emprestado de seu tio Ronan, Capitão reformado do Exército Brasileiro, colecionador de discos LP da Dupla Tião Carreiro e Pardinho dentre outros cantores e duplas do gênero. Seu tio também é crítico, colaborador e apoiador da música brasileira de raiz, abrindo as portas de sua casa a vários artistas que passam por Goiás.

Em 1996 formou ao lado de três amigos uma banda de rock alternativo. Sua passagem e contribuição duraram cerca de 10 meses, seu amigo Mario seguiu em frente com o projeto e hoje sua banda se chama Sliever.

Jorbley tem uma formação musical bem eclética. Seus maiores ídolos são Tião Carreiro e Pardinho, Almir Sater, Chrystian & Ralf, Dire Straits, Eric Clapton, Elvis Presley e Elis Regina.
Também sempre foi apaixonado pelo Blues, principalmente pela filosofia do improviso. “Um dia eu ouvi um velho bluesman dizendo: – A bluesman never plays a song the same way twice! (Um blueseiro nunca toca a mesma música duas vezes do mesmo jeito)”.
Acrescento: “Este espírito livre do criador de música, do artista, do tocador, que me fascina e que me faz feliz. Sem liberdade de expressão é impossivel fazer música. O improviso é a arte se renovando e se reinventando dentro do mesmo tema”.

Sua paixão pela Viola Caipira veio de berço e pela forte influência da musicalidade do seu estado natal, Goiás… Terra querida, onde a flor do Ipê coroa com graça e sutileza as belezas do Cerrado… quando ainda criança ouvia as músicas raízes de tantos cantores caipiras no velho rádio que ficava em cima da velha geladeira azul, remendado com fita preta para que as pilhas não caíssem.

Suas composições tem como influências diretas são as músicas de Tião Carreiro & Pardinho e também do grande violeiro do Pantanal, Almir Sater.

Jorbley lançou seu primeiro CD aos 12 de Dezembro de 2011: SIMPLICIDADE. Um trabalho independente onde ele se apresenta desde a produção e gravação, arte, publicação e divulgação. Com exceção da Faixa 1: “Minha História em Versos”, um presente escrito por sua querida irmã Lecília, todas as demais músicas foram escritas e compostas por ele.

Como ele mesmo costuma dizer: – Esse CD foi todo gravado “no quintal do meu apartamento” .
Nesse trabalho, Jorbley tocou, além de duas Violas Caipira, todos os demais instrumentos: Violão de Nylon, Violão de Aço, Cavaquinho, Chocalho, Bongo, Berrante e Pandeiro Brasileiro.
Seu CD é pra todos que curtem o som distinto da Viola Caipira, numa mistura da música de Tião Carreiro & Pardinho, Almir Sater, Renato Teixeira e de tantos outros bons Músicos da nossa música brasileira.

Jorbley teve três participações no Talento Brasil, ficando em primeiro lugar na seletiva de Boston no ano de 2010, indo para as finais nas edições de 2010/2011 e 2011/2012.

Seu trabalho continua e seu segundo CD deve sair ainda em 2012.
Jorbley também está trabalhando seu primeiro livro. Um apanhado de poesias que vem escrevendo ao longo de sua vida.

Contatos
Endereço: Framingham, MA
Fone: (508) 405-9295
E-mail:  jorbley2@hotmail.com
Facebook: www.facebook.com/Jorbley


Fotos do Artista

 

Deixe seu comentario

You must be logged in to post a comment. Log in »

© 2011 BRTVonline.com