Do que os jovens precisam?

 

No livro “Disciplina Fortalecedora” Vicki Phillips afirma: “Alunos vão mudar somente quando honrarmos quem eles são agora e ajuda-los a descobrir quem podem ser no futuro”.

É importante estarmos atentos às diferentes atitudes que jovens adquirem na sua busca por aceitação para que possamos entendê-las melhor. Rotular e mais fácil do que buscar o real entendimento do por que as pessoas agem de determinada maneira. O entendimento abre as portas para o dialogo honesto que por consequência quebra as barreiras que separam os jovens dentro das suas salas de aula.

Você sabe dizer que papel seu filho esta desempenhando dentro da sua sala de aula hoje?

É extremamente comum ouvir adultos exigindo comportamentos e atitudes de seus filhos que não condizem com os seus comportamentos dentro de casa. Este tipo de relacionamento pode não só causar conflitos dentro de casa, como pode também confundir muito a criança que está em fase de mudanças e crescimento.

Através da experiência que adquiri ao longo dos anos trabalhando com jovens de todas as idades, foi ficando cada vez mais claro que o que todos os adolescentes precisam de nós são, na verdade, atitudes simples, transparentes e justas.

Dá até para fazer uma lista!

Todos os jovens precisam de:

Limites claros.
Disciplina consistente.
Modelos de comportamento positivos que mostrem segurança, abertura, respeito, confiança e cooperação.
Ouvi-los – local seguro para que possam compartilhar
Permissão para não saberem as respostas e cometerem erros.
Risadas e brincadeiras como formas de expressão sadias de alegria.
Informação.
Valorização de suas ideias e dificuldades como sendo reais e importantes
Habilidades para resolver problemas
Encorajamento.
Oportunidades para ter sucesso.
Capacitação.
Comprometimento.
Respeito.
Abraços seguros e apropriados.
Amor incondicional.
Verdade.

Modelar comportamentos assertivos é dever dos pais. Educar através do diálogo aberto é um privilégio que fortalece as relações e cria espaço para a confiança, que, sem dúvida nenhuma, auxilia na autoestima e no desenvolvimento da potencialidade de cada individuo.

Let’s connect?

Deixe seu comentario

You must be logged in to post a comment. Log in »

© 2011 BRTVonline.com