ROBERTO DIAS – BRAZARTE DANCE COMPANY (10/29/2007)

 

A arte de dançar acompanha desde sempre este carioca da gema, que não nega suas origens no sotaque carregado de ‘erres’ e ‘esses’, no sorriso, na alegria de viver, no amor e no orgulho pelo Brasil e pela cultura brasileira. Começou a dançar profissionalmente aos desesseis anos de idade. Depois, consequentemente, passou a se dedicar também a carreira de coreógrafo.

 


Roberto Dias com o Brazilian Press Award, em abril de 2007

Hoje vive em South Florida, onde tem duas companhias: BRAZIL SKINDÔ – companhia folclórica brasileira, onde tem como parceiro e sócio o também talentoso Altemar Dias e apresenta shows de danças folclóricas do Brasil desde samba, dança de salão, gafieira, lambada, maculelê, capoeira, etc até a autêntica batucada das escolas de samba cariocas, com belas fantasias e passistas. BRAZARTE DANCE COMPANY-sua companhia de dança moderna.

 


Altemar Dias e Roberto Dias

 

Conheci RD, como carinhosamente o chamo, em Miami, em outubro de 1993, quando aqui chegamos. Ele era o coreógrafo e bailarino do espetáculo do Scala Miami, um dos mais completos e profissionais shows folclóricos brasileiros apresentados nesta área. Um elenco de primeira. Todos realmente profissionais, contratados e trazidos diretamente do Brasil.

Banda com seis integrantes, contando com a voz da excelente Cris Delanno (que retornou a Miami em abril de 2007 fazendo um show com Roberto Menescal e que  é considerada uma das mais talentosas cantoras brasileiras da atualidade), além da belíssima bailarina/vedete/estrela do show Martha Sargentelli e de um corpo de baile com mais ou menos vinte e cinco pessoas, entre bailarinos, capoeiristas,sambistas, gaúchos e mulatas.

Com direção musical de Paulo Bethencourt, direção e produção geral de Simone Bethencourt, este show marcou história na cidade pela categoria, pela produção esmerada, pelo bom gosto, pelo belo e rico figurino, pelo profissionalismo e qualidade de todo o elenco.

O Scala Miami funcionou de outubro de 1993 até meados de 1997, no Four Ambassador, local  fica o Porcão Miami. Junto com Altemar Dias e Nelacy, Roberto formava o melhor trio de bailarinos que já passou por essas bandas. Bailarinos de verdade…

Desde esta época rolou um S, uma simpatia, uma sintonia de admiração profissional entre nós. Sempre quis trabalhar com ele. A primeira oportunidade surgiu em 2005.

O criador e presidente do Brazilian Press Award, Carlos Borges, convidou Roberto para dirigir e coreografar números musicais de alguns artistas brasileiros que iriam se apresentar no show, que naquele ano prestou homenagem ao compositor Ivan Lins pelo conjunto de sua obra musical.

Eu cantei a música Madalena (de Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza), num arranjo drums’n’bass feito pelo Ramatis, com coreografia de Roberto Dias e tendo junto comigo, no palco, os bailarinos da BRAZARTE DANCE COMPANY. Foi tudo de bom!

Ivan Lins sentado na platéia, com uma baita gripe que o fazia tossir e assoar o nariz a cada instante, mas com uma atenção, um carinho, uma alegria enormes por estar ali sendo homenageado por todos nós.

Naquela noite, em vários instantes do show, juro que vi umas lágrimas travessas e furtivas de emoção rolarem dos olhos dele. Emoção também habitava meu ser. Estava realizando um sonho: trabalhar com RD. Depois desta noite, começamos a trabalhar juntos mais amiúde.

Veja vídeos MADALENA e RIO ANTIGO com Rose Max, Brazarte Dance Company, Altemar e Roberto Dias indo no www.youtube.com/ramatis2

Junto ao BRAZIL SKINDÔ fomos convidados a realizar o show A NIGHT IN IPANEMA, no Gaucho Rodizio, em Lighthouse Point, na Flórida.
O show estreiou em maio de 2005 e continua em cartaz até hoje, toda sexta-feira, com sucesso de crítica e público entre, principalmente, americanos e hispanos.

Roberto Dias na coreografia e direção geral; Altemar Dias nos figurinos e também coreografias; Ramatis na direção musical; um grupo de bailarinas e capoeiristas da melhor qualidade e eu.
Mas o melhor deste show é a harmonia que rola nos bastidores entre o elenco. Nos divertimos e desfrutamos tanto ou mais que o público presente.

Esta é uma das marcas registradas no trabalho de Roberto: valorizar cada componente do grupo e fazer todos vibrarem numa mesma harmonia de companheirismo. E o público parece que sente isto.


Elenco do show A NIGHT IN IPANEMA, nos bastidores

BRAZARTE DANCE COMPANY, sua companhia de balé moderno, é a menina dos olhos dele. Sem dúvida.
Com os bailarinos de várias nacionalidades que integram esta companhia  suas coreografias ganham vida e têm sido apresentadas em espetáculos em cidades da Flórida e de outros estados americanos, seja em festivais de dança ou eventos isolados em diversos teatros.

BRAZARTE DANCE COMPANY já apresentou os espetáculos SERTÃO (baseado nos rítmos,cenários e temática cotidiana do sertão brasileiro), TRIBAL (baseado em rítmos percussivos tribais diversos), BOSSA (baseado na bossa nova e músicas de Vinícius de Moraes e Tom Jobim) e agora o VITÓRIA RÉGIA (baseado na região amazônica e na lenda indígena da Vitória Régia).

Se vida de músico é difícil, imagine  vida de bailarino…!

Bailarino necessita, além do treinamento e condicionamento fisico diário de anos, condições especiais para se apresentar. Por exemplo, o piso. Não dá para dançar num local com piso com burados, com falhas, com desníveis.
Qualquer queda, por menor que seja, pode ser fatal e significar uma luxação,uma torção, uma fratura e até mesmo  um final de carreira.

Para um espetáculo de dança ser apresentado é preciso muita produção, muitos cuidados técnicos, muita coisa que o público leigo no assunto nem imagina. E tudo isto custa dinheiro. É necessário dinheiro. E patrocinadores.

Buscar e encontrar patrocinadores que viabilizem as produções é uma tarefa trabalhosa e difícil para as pessoas que labutam na área cultural e artística.
Para Roberto Dias não é diferente.
Com o projeto de VITÓRIA RÉGIA nas mãos, saiu em busca de patrocinadores. Mas parece que dança não é coisa que atrai muito a atenção ou o interesse das grandes, médias e pequenas empresas.

Mesmo se tratando de um trabalho artístico com temática típica da região amazônica e de divulgação da cultura do Brasil aqui no exterior, a maioria das empresas brasileiras procuradas não demonstrou interesse (ou condições) em patrocinar. Mas isto não foi impecilho para RD.

Munido de seu talento, dos bailainos de sua companhia, de alguns amigos e colaboradores e contando com o apoio de alguns orgãos da imprensa brasileira, o espetáculo VITÓRIA RÉGIA estreiou dia 21 de outubro, no Manuel Artime Theater, na cidade de Miami.

Como complemento do programa e atendendo a pedidos do público, no mesmo dia antes da apresentação do VITÓRIA RÉGIA, teve a reapresentação do espetáculo BOSSA, no qual eu, a violinista Mariana Carreras e o cellista Frank participamos como músicos convidados especiais.

No dia, cheguei no teatro ao meio-dia e meia. Todos já estavam lá fazendo aquecimento físico, afinando as luzes, marcando lugares no palco, fazendo ensaio final com os figurinos e adereços, etc, etc, etc.

Muito trabalho. Mas um mar de felicidade no ar.

Infelizmente não deu pra tirar  fotos do espetáculo pois estava sendo gravado um dvd e os flashes da câmera comprometem a qualidade técnica do dvd. Mas os leitores podem ver o vídeo com vários momentos do show aqui no www.brtvonline.com

Ao final do espetáculo, cada  gota de suor dos bailarinos da BRAZARTE naquele dia vinha envolta numa aura de vitória.

Vitória por terem dado vida, através da técnica, da emoção e de cada gesto de seus corpos, às coreografias de Roberto Dias, uma pessoa que admiram e respeitam por todo seu talento e história de vida dedicada à dança.

O teatro não estava totalmente cheio, lotado. Infelizmente. Mas cada pessoa presente saiu dali com a alma iluminada pela beleza e categoria daquele espetáculo inacreditavelmente feito sem dinheiro de patrocínio.

Oxalá nas próximas produções artísticas da BRAZARTE DANCE COMPANY os futuros patrocinadores entendam que dança brasileira também é cultura, artigo de divulgação do bom nome do nosso país e que pode trazer um retorno positivo às empresas. A dica está  dada. Vamos esperar pra ver.

Grande abraço e muitos aplausos para RD, bailarinos e todos da BRAZARTE DANCE COMPANY.

Inté.
Rose Max

PS: Quero convidar a todos para o show de encerramento da temporada de AS CANTORAS DO BRASIL by ROSE MAX, dia 17 de novembro, sábado, às 8 da noite, no Manuel Artime Theater (900 SW – 1st Street – Miami- Florida – 33 130).

Estreiamos este show em janeiro passado no Broward Center for the Performing Arts de Fort Lauderdale, quando gravamos o DVD ao vivo. Em maio levamos este show a diversas cidades do norte dos Estados Unidos e agora encerramos a temporada na cidade de Miami. Imperdível!!! Preço: $20  mais o DVD.

É, é isso mesmo. Pode acreditar. As primeiras pessoas que comprarem ingresso ganharão como presente exclusivo e especial o DVD do show.

Tá esperando o quê??? Ligue para os telefones (954) 779 30 72 / (786) 253 5668 / (305) 866 6116 e reserve logo o seu.


Flyer do show AS CANTORAS DO BRASIL

Deixe seu comentario

You must be logged in to post a comment. Log in »

© 2011 BRTVonline.com
Developed by Lytron Web Design Fort Lauderdale