Roberto Menescal e as Bromélias (Postado em 7/6/2007)

 

Olá! O meu nome é Anna Mallmann, sou Arquiteta, Artista Plástica e Escritora, e sou a mais nova ‘colunista blogger’ do BrTv Online. Quem quiser saber mais sobre o meu trabalho, pode conferir o meu website: www.amallmann.com

Quando a Neusa Martinez me convidou para fazer parte deste espaço, fiquei muito feliz, mas também preocupada, afinal de contas, o BrTv Online é hoje o segundo site mais acessado dentro da mídia brasileira, nos Estados Unidos, contando com uma média de 25 mil visitantes por mês. Que responsabilidade!

Começo prezando o pioneirismo e a coragem de Neusa, em fazer a diferença na mídia brasileira, são iniciativas como esta que não só contam a história, mas definitivamente a moldam. Parabéns!

Falar de Arte, Design e Arquitetura por estes dias é quase inevitável, e até mesmo os menos adeptos ao ‘belo e sua criação’, se vêem quase que coagidos pelo termo.

O Design e a Arquitetura brasileira vivem hoje um dos seus melhores momentos, remetendo-nos às décadas de ouro dos anos 30-40, onde uma verdadeira invasão de gênios como os franceses Le Corbusier e Lucio Costa (filho de pais brasileiros), o russo Gregori Warchavchik e o brasileiríssimo Oscar Niemayer mudaram o skyline brasileiro para sempre.

Burle Marx por sua vez emergido das idéias da escola alemã Bauhaus entra no cenário do paisagismo mundial: a idéia do jardim jamais será a mesma.

E é sobre paisagismo que eu inicio meu blog, mais especificamente falando sobre Bromélias, e quando se fala de Bromélias, um nome se torna inevitável, o de Roberto Menescal.

 

Roberto Menescal e as Bromélias

Todos conhecem a obra musical de  Roberto Menescal, suas melodias e acordes na guitarra rodaram o mundo, e ele é hoje sem dúvida um dos grandes gênios imortais da música. O que poucos sabem, é que a sensibilidade de Menescal não se resume unicamente à música, mas o leva a um mundo tão lindo quanto, o das Bromélias.

Ele é hoje a maior autoridade e o maior colecionador de Bromélias do mundo. (vale notar que bromélias e orquídeas são plantas completamente diferentes, tendo em comum apenas a beleza)

Quando Menescal esteve em Miami, por ocasião de sua turnê de shows nos Estados unidos, levei-o para visitar o Jardim Botânico Fairchild (Fairchild Tropical Botanic Garden), em Coral Gables.

 


Glade Lake e a escultura multipla ‘Walla Wallas’ do artista Chihuly

Entre a magia das esculturas de vidro do Artista Plástico Chihuly e o paisagismo paradisíaco do lugar, qual a nossa surpresa em descobrir que várias das espécies de Bromélias expostas no Jardim, foram pessoalmente descobertas por Menescal em suas incurssões de coleta na Mata Atlântica.

 


Roberto Menescal com uma ‘bromélia Bossa-Nova’ descoberta por ele na Mata Atlântica


Eu e Menescal em um dos jardins deslumbrantes do Fairchild

Com a ajuda dos meus queridos amigos Jennifer e Jeremy Davit, vale a pena mencionar que o Jeremy e’ brasileiro e faz um trabalho maravilhoso de Direção e Educação dentro do Fairchild, podemos apreciar a contribuição tão brasileira, e imensamente importante de Menescal, alí, eternizada dentro dos Jardins do Fairchild.

 


Na ponte do ‘Rainforest Garden’


Menescal e a escultura ‘The Sun’ de Chihuly


Eu e menescal na ‘Victoria Amazonica Pool’ ao fundo a escultura ‘Niijima Floats’ de Chihuly

 

Para quem ainda não visitou o Fairchild, além da beleza indescritível do lugar, agora ha’ mais um motivo, conferir as Bromélias de Menescal. Um programa imperdível!

Quem quiser saber mais sobre a coleção de Bromélias de Roberto Menescal pode acessar o site: www.bossanova-bromelias.com.br

Para mais informações sobre o Fairchild Tropical Botanic Garden: www.fairchildgarden.org

3 Responses to “Roberto Menescal e as Bromélias (Postado em 7/6/2007)”

  1. Anna querida

    Pela importância dos seus textos, fizemos questão de deixar publicado alguns posts antigos nesta nova fase do BRTVonline. Estamos muito felizes que vc continua com a gente no http://www.BrasilMais.com. Obrigada pela confiança! Beijos

     
  2. ALÔ ANNA, MUITO OBRIGADO POR SEUS SIMPÁTICOS ELOGIOS ( UM POUCO EXAGERADOS! ) VOCÊ É QUE É UMA QUERIDA GRANDE ARTISTA, POIS TIVE A OPORTUNIDADE DE VER UMA EXPOSIÇÃO DE SUAS OBRAS POR OCASIÃO DAQUELA MINHA IDA À FLORIDA. PELO SEU CONHECIMENTO DAS ARTES E TAMBEM PELA SUA SENSIBILIDADE EM GERAL AO LIDAR COM AS PESSÔAS SENSIVEIS, VOCÊ MERECE ESSE NOVO E INSTIGANTE DESAFIO. VAI SER BOM PARA VOCÊ E PARA NÓS, SIMPLES MORTAIS.
    BEIJOS DE SEU FAN, MENESCAL

     
    • Menescal querido, muito obrigada pelo carinho!
      Nada de exageros por aqui, voce e' sim um mestre dos acordes assim como o e' das Bromelias.
      Sei que estou devendo uma visita a voce..e as suas bromelias ai' no Rio, mas acredito que deste ano nao passa. Se vier a Florida me avise.
      Bjos saudosos :)
      Anna

       

Deixe seu comentario

You must be logged in to post a comment. Log in »

© 2011 BRTVonline.com
Developed by Lytron Web Design Fort Lauderdale