The Brazilian Garden-O Jardim Brasileiro em Naples (Postado em 8/3/2007)

 

Há um projeto fantástico tomando forma na cidade de Naples na costa oeste da Florida, the ‘Brazilian Garden’,  o Jardim Brasileiro, do qual como arquiteta me orgulho muito em fazer parte. O ‘Naples Botanical Garden’, Jardim Botânico Naples, foi primeiramente estabelecido em 1995, possuindo hoje 160 acres (aproximadamente 65 hectares) entre jardins e lagos, representando 7 habitats naturais e ecossistemas com mais de 600 espécies.

Seu mais novo projeto consiste em se tornar um dos maiores e mais completos Jardins Botânicos do mundo, tendo ênfase nos ecossistemas entre as latitudes 26° sul e 26° norte, abrangendo toda a flora tropical e subtropical do planeta. Para tamanho projeto a direção do Jardim reuniu uma equipe com as maiores autoridades mundiais  em arquitetura, paisagismo e museus, encarregados de criarem este fantástico ‘mosaico’ de jardins das mais diversas culturas do mundo.

Para o projeto arquitetônico foi selecionada uma das empresas de arquitetura mais premiadas e reconhecidas no mundo, fazendo parte do ‘Top Ten Green Projects’ nos Estados Unidos, a Lake-Flato do Texas. Com um projeto extremamente inovador pela sutiliza das linhas e leveza dos materiais, incorporando a visão de ‘Green Project’, ou seja, o mínimo impacto possível no meio ambiente. Para o time de paisagistas foram chamados somente profissionais internacionalmente reconhecidos por seu trabalho em projetos e intituições culturais  e premiados inúmeras vezes por sua criatividade e excelência profissional.

Cada um deles será responável por um jardim de uma parte diferente do planeta:

-Made Wijaya, paisagista, de Bali, Indonésia: ‘ The Asian Garden’, o Jardim Asiático
-Robert Truskowski, arquiteto paisagista, de Laguna Beach, Califórnia: ‘The Caribeen Garden’, o Jardim Caribenho.
-Ellin Goetz, arquiteta paisagista, de Naples, Florida: ‘The Florida Garden’, o Jardim da Florida.
-Herbert Schaal, arquiteto paisagista,de Fort Collins, Colorado: ‘The Children’s Garden’, o Jardim das Crianças, o primeiro do gênero na Florida;
-Raymond Jungles, arquiteto paisagista, de Miami: ‘The Brazilian Garden’, o Jardim Brasileiro, o primeiro do gênero dentro dos Estados Unidos.

Raymond Jungles é um dos grandes seguidores da obra de Roberto Burle Marx, seus projetos ganharam fama internacional pelo entalhe baseado na obra do paisagista brasileiro. Uma grande curiosidade é que Raymond Jungles era salva-vidas em Halouver Beach, em Miami Beach, quando ouviu falar do célebre e mais famoso paisagista da história do paisagismo moderno mundial, seu encontro com o mestre Burle Marx, mudaria sua vida para sempre, o direcionando ao paisagismo.

Durante anos seguiu Burle Marx em suas visitas ao Brasil e acompanhando ele em viagens pelo mundo. Através do Jardim Brasileiro em Naples, Raymond presta uma grande homenagem ao seu mentor Burle Marx e ao legado natural, arquitetônico e artístico brasileiro, com sua flora inigualável no planeta.

Arquiteta Anna Mallmann, Brian Holley – Diretor do Naples Botanical Garden, Embaixador João Almino e o Arquiteto Paisagista Raymond Jungles

O Jardim contará com flora representativa de quatro dos sete ecossistemas brasileiros distribuídos nos climas tropical e subtropical. Apesar da ‘inssistência’ dos mais desavisados no Tropicalismo, boa parte do Brasil possue clima sub-tropical, sendo que a região sul possue clima temperado, sua flora acostumada a neve e geadas, jamais sobreviveria na Florida, onde o clima chega a ser semi-árido em boa parte, o mesmo de algumas regiões do continente Africano.

O design do Jardim Brasileiro é uma verdadeira obra de arte em termos paisagísticos, contando com grandes quedas d’agua, inspiradas nas belíssimas cachoeiras brasileiras e uma riquíssima palette de plantas atreladas a espaços de observação e recreação como a ‘Burle Marx Plaza’, onde um imenso e colorido mural de azulejos de autoria do próprio Burle Marx será o centro focal do espaço.

Rendering artístico com vista da “Burle Marx Plaza’ ao fundo

O design ja’ está praticamente definido, e a direçao do Naples Botanical Garden estima que no prazo máximo de dois anos estará aberto a visitação do público em geral. O Jardim Brasileiro dentro do Naples Botanical Garden, será um marco na história brasileira dentro dos Estados Unidos bem como motivo de imenso orgulho e fonte de aprendizado para as futuras gerações sem precedente.

O ‘Brazilian Garden’ será um pedacinho do Brasil dentro da Florida.

Para saber mais sobre o Naples Botanical Garden: www.naplesgarden.org Para saber mais sobre meu trabalho: www.amallmann.com

Deixe seu comentario

You must be logged in to post a comment. Log in »

© 2011 BRTVonline.com
Developed by Lytron Web Design Fort Lauderdale